quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festa do Caboclo Chefe da nossa Casa

Festejo do Caboclo-chefe da nossa Casa de Santo, Cacique José Tupinambá, comemorado no dia 19 de março de 2012. Na celebração, estiveram presentes amigos, filhos e pais de santo, que conosco fizeram uma grande homenagem ao nosso amado Pai Tupinambá. Dentre as homenagens, segue abaixo o discurso do nosso Pai-pequeno, Bábà Marcel d'Ósà, proferido para o Caboclo Tupinambá:

Amado José Tupinambá,


Hoje é um dia todo especial para mim e para esta Casa de Força e Axé, é o dia do nosso amado pai José Tupinambá, que com a graça divina do Grande Pai Olorum, vem neste Terreiro receber a homenagem de seus amigos e filhos-de-santo.

Saudamos-te, amado Pai, tu que és luz e centelha viva de amor. Bendizemos teu nome e te agradecemos pelas maravilhas que realizas em nossa vida. Também te pedimos perdão por nossas faltas, atos e omissões. Mas tu, guerreiro dos Campos de Anatajuba, és pai, flecha-nos com tua compaixão e manifestas teu axé e tua sabedoria sobre nós, quando nós nos devíamos do caminho da fé e da verdade.

Glorioso José Tupinambá, patrono deste Terreiro, te reverenciamos e nos dedicamos todo a ti, com grande liberdade e humildade, porque tu és nosso amigo, nosso zeloso protetor. Por mais que ofereçamos tudo em agradecimento a ti, ainda estaremos em dívida contigo, porque tua graça é maior, maior que todo o ouro deste mundo.

Pai Tupinambá, te parabenizamos pelos 32 anos que o Senhor vem sobre o nosso querido Bàbálóòrixá, Luciano de Xangô, e te pedimos que abençoe nosso Pai-de-santo, dando-lhe muita força, axé e prosperidade, para que ele continue sua missão como Zelador-de-santo e missionário da caridade.

Cacique Tupinambá, Rei coroado na Jurema, pela ordem suprema de Oxalá, te pedimos muita luz para guiar teus filhos nesta casa e no mundo inteiro, conduzindo-nos no caminho do bem e libertando-nos de toda maldade que vier atrasar o nosso lado.

Eu te saúdo, guerreiro de Oxóssi, e toda a sua ancestralidade indígena. Grande mestre, em nome dos meus irmãos-de-santo e das pessoas que vieram hoje te prestigiar em Tua Casa, eu peço vida, saúde, felicidade, caminhos abertos, saúde no corpo, paz no espírito e amor nos nossos corações.

Que possamos te dar muitas felicidades, meu pai. Salve sua banda! Salve o dia do seu aniversário! Okê Caboclo! Ibà Tupinambá! Ibà Òsòósi! Ode ata matase! Mojubá! Àse odara!

  
Tapanã/Belém/PA, 19 de março de 2012.

  
Pai Marcel d'Óxà




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário